quinta-feira, 15 de março de 2018

A mulher inventou o rock'n'roll - especial 8 de março

Especial: Sister Rosetta Tharpe



Conforme já havíamos anunciado no post “Dia da consciência negra é rock’n’roll”, no mês da mulher, prestaremos uma homenagem a Sister Rosetta Tharpe, a mulher que inventou o rock and roll.


No princípio era Sister Rosetta Tharpe.


De fato, se por um acaso Sister Rosetta Tharpe não brilhasse sua estrela no princípio, isto é, no gênesis do rock’n’roll, tocando freneticamente sua guitarra e se tornando modelo inspirador de toda uma geração posterior, Elvis Presley, Little Richard, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, entre outros, jamais teriam sido astros do rock e, provavelmente, teriam seguido profissões muito diferentes e nunca seriam lembrados.

“Irmã” Rosetta, como ficou conhecida, por causa de sua música gospel, chegou ao estrelato em 1938, com o disco "Rock Me". Mulher, negra, cantando e tocando sua própria guitarra elétrica, numa sociedade segregacionista, repleta de valores conservadores, Sister foi uma pioneira do gênero musical que mudaria o mundo e transformaria para sempre tendências e comportamentos. 

Sua primeira música a romper o círculo fechado do Rhythm and Blues (ou R&B), na época restrito aos “guetos negros”, foi "Strange Things Happening Every Day" (1945), que alcançou a segunda posição nas paradas de sucesso e se tornou um paradigma para o rock’n’roll.

Durante toda a década de 1950, Sister Rosetta chegou a fazer muito sucesso e lotava casas de show por onde passava. Entre as muitas de suas apresentações, Sister convidou para dividir o palco um menino chamado Richard Wayne Penniman de apenas 14 anos! Sim, Sister Rosetta trazia ao mundo aquele que se tornaria mais tarde o grande Little Richard.

Sem dúvida nenhuma, Sister Rosetta Tharpe foi a progenitora de Elvis Presley, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, e todos os outros. Johnny Cash se referia a Sister como a sua cantora favorita.

No início dos anos sessenta, a revolução musical que ela ajudou a criar relegou-a injustamente ao esquecimento. Então Sister Rosetta mudou-se para a Inglaterra, e nas cidades de Londres e Liverpool se apresentou para muitos jovens fãs de blues.

Sem Sister Rosetta Tharpe, o rock’n’roll não existiria (nem este blog). Ela é a mãe fundadora que deu à luz a sucessivas gerações de roqueiros pelo mundo todo.

Discografia selecionada


“Rock Me,” “That’s All,” “The Lonesome Road” • (1938) “Shout, Sister, Shout!” • (1942) “Strange Things Happening Every Day” (1945) • “Nobody’s Fault But Mine” (1949) • Gospel Train (1956) • Sister On Tour (1961) 

Leia também: Jimi Hendrix, o black power do rock


Nenhum comentário:

Postar um comentário