segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Dia da consciência negra é rock'n'roll

Por P. Lewis e J. Monti

Se você achou estranho o título deste post, então saiba que rock’n’roll e consciência negra tem tudo a ver. E com isso, não queremos nos referir apenas ao maior guitarrista de todos os tempos, Jimi Hendrix, o black power do rock, mas ao próprio nascimento do rock’n’roll.


O rock surgiu de uma mistura do country, música regional tocada por brancos, e do blues, que ecoava nos guetos habitados por negros norte-americanos. O que faz das raízes do rock diretamente associadas à influência da cultura e da música negra.

No entanto, quando pensamos em rock‘n’roll, a maioria de nós pensa no "Rei do Rock" Elvis Presley. Nada poderia ser mais equivocado e sem base histórica.

"O blues teve um filho ilegítimo e nós o chamamos de rock’n’roll", nos diz Little Richard, um dos inventores do gênero. O "nós", a que se refere, não é um “nós” genérico, mas os pioneiros negros do rock’n’roll, como ele próprio, além de Ike Turner, Bo Diddley, Chuck Berry etc. "Não havia ninguém tocando blues naquela época, prossegue Little Richard, só pessoas negras - como eu, Fats Domino, Chuck Berry, entre outros. Aí, garotas e garotos brancos começaram a prestar mais atenção neste tipo de música, e então eles queriam alguém como eles para tocar como nós. E assim surgiu Elvis Presley ".

Mas, se tantos nomes podem estar associados ao pioneirismo do rock'n'roll, um dentre todos eles merece realmente o título de honra de inventor do rock'n'roll. E esse nome é Sister Rosetta Tharpe, uma guitarrista autodidata que misturava perfeitamente música gospel, blues e country music, tocando em plenas décadas de 30 e 40 o bom e velho rock'n'roll.

"Sister Rosetta Tharpe impactou grandemente artistas como Elvis Presley," diz Gayle Wald, professor da Universidade de George Washington, autor de “Shout, Sister, Shout !: The Untold Story of Rock and Roll Rollblazer Sister Rosetta Tharpe”(algo como Grite, Sister, Grite!: Sister Rosetta Tharpe, a história não contada do rock’n’roll). "Quando vemos Elvis no início da carreira, acho que devíamos imaginar ele imitando Rosetta Tharpe. Não é uma imagem na qual estamos acostumados a pensar na história do rock‘n’roll. Nunca pensamos numa mulher, ainda mais negra, por trás do homem branco”.

(Faremos uma matéria especial de Rosetta Tharpe para ser publicada em breve neste blog).

Outro dos inventores do rock’n’roll, Lloyd Price, também nega a Elvis a paternidade do rock. "Esta é a história da mídia, não a história real. A revista Rolling Stone foi fundada só em 1967, então, como ela pode dizer que o rock’n’roll foi inventado em 1954? O fato é que o Fats Domino vendeu mais discos do que Elvis entre 1953 e 1956. Eu amo Elvis, mas é falso dizer que ele inventou qualquer coisa".

Mas isso não significa que Elvis roubou os holofotes dos artistas negros do rock. "Elvis Presley sempre reconheceu sua dívida com artistas afro-americanos", escreveu o jornalista Noah Berlatsky. "E os estudiosos até argumentam que, ao tocar música multi-racial para um público multi-racial, Elvis ajudou a apontar o caminho na luta contra a segregação".

Portanto, o rock ajudou a quebrar preconceitos e os negros, antes marginalizados na sociedade racista norte-americana, ocuparam lugar de protagonista. O rock quebrou paradigmas e por isso tem tudo a ver com o Dia da Consciência Negra.

Para encerrar este post, fiquemos com “A Liberdade É Negra”, da banda brasileira Fecaloma.


Vivemos numa democracia racial
A lei diz que o branco é meu igual
A estatística diz que sou a maioria
A ideologia diz que sou a minoria
A mídia diz que no Brasil não há preconceito
Não há luta de classes, tudo é perfeito
Mas a televisão não é meu espelho
A televisão não é meu espelho
O galã da novela não é negro
Mas parece gringa aquela modelo
Na revista de bacana só lourinho na capa
Sorrisos indignos sem vergonha na Caras

Na política, não sou eu que estou lá
Na universidade não me deixaram entrar
Na rua ou no shopping, seguem meus passos
A polícia espreita tudo que eu faço
E a história esconde que fomos sequestrados
Por uma elite de brancos civilizados
Que a custa do nosso trabalho enriqueceu
Nos expulsou da festa e a maior fatia do bolo comeu

Negro, negro é lindo mas se tenta ser alguém
Acusam-lhe de racista e não pode ser ninguém
Negro, ponha-se no seu lugar
E o seu lugar é a liberdade, lutar por identidade
Negro, negro é lindo mas se tenta ser alguém
Acusam-lhe de fascista e não pode ser ninguém
Mas você, você tem raça
E eu também, também sou negro
E me chamo, me chamo Liberdade

E ninguém vai descolorir
Porque eu sou livre

Livre! Livre! Livre! Livre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário